Editora IDESF abre chamada para submissão de capítulos no (Re)Definições das Fronteiras

0
2548

O mundo ainda não se recuperou da pandemia. Não obstante, os diversos esforços tomados para amenizar a crise causada pela Covid-19, ainda a vivemos. Talvez, mais do que nunca, o sistema internacional observou que tal adversidade só pode, ou melhor, poderá ser ultrapassada através da cooperação. Neste momento, em específico, nota-se a real interdependência dos Estados, no sentido de ser pouco producente uma decisão exclusivamente interna para sanar a proliferação global do vírus. Neste contexto turbulento, as fronteiras desempenharam uma função primordial, pois foi através delas que se passou a tentar controlar a proliferação do vírus da Covid-19, seja de forma inclusiva ou exclusiva, dependendo do Estado em causa. Embora o debate acirrado acerca da funcionalidade das fronteiras enquanto instrumento de construção securitária, ainda está longe de se tornar mainstream nas Relações Internacionais, o presente volume da série “(Re) Definições das Fronteiras” visa abarcar perspectivas teórico-práticas sobre o papel das fronteiras no sistema internacional do século XXI, analisando seus principais dilemas, desafios e ordenamentos.

A chamada de trabalhos para o VI volume do (Re)Definições das Fronteiras está aberta até 01 de junho de 2022. A publicação anual da Editora IDESF com estudos sobre temas das regiões fronteiriças é pioneira no Brasil e estimula reflexões acadêmicas sobre essas realidades. A última edição foi lançada com apresentação de todos os trabalhos no VIII Seminário Fronteiras do Brasil, realizado em parceria com as universidades de Salamanca, da Espanha, e Coimbra, de Portugal e com transmissão ao vivo (painel diurno e painel noturno) pelo canal do IDESF no Youtube.

Diretrizes gerais para a submissão final dos trabalhos completos:

Os trabalhos devem ser enviados para: Fernando José Ludwig (fernando.ludwig@gmail.com) e Luciano Stremel Barros (barros@idesf.org.br).

  • Curriculum Vitae resumido
  • Resumo de 200-300 palavras
  • 5 palavras chave
  • Tamanho: entre 3.500 e 5.000 palavras
  • Normas: ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas)
  • Fonte: Times New Roman, 12
  • Espaçamento: 1,5
  • Prazo de submissão: 01 de Junho de 2022
Edições do (Re)Definições das Fronteiras II, III, IV e V

As edições da publicação (Re)Definições das Fronteiras podem ser obtidas nos seguintes endereços:

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome