Cerimônia homenageia o IDESF pela doação de cães farejadores

0
1065

Representantes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) organizaram, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), uma homenagem ao IDESF e outras organizações em agradecimento à doação de cães farejadores que auxiliam o trabalho de fiscalização dos policiais. A cerimônia também marcou a “aposentadoria” de um dos cães doados pelo IDESF no ano de 2016, chamado de “Guerreiro”.
Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto, destaca: “O uso de cães de faro no combate aos crimes transfronteiriços é crucial devido à habilidade aguçada em detectar substâncias ilícitas, como drogas e explosivos. Sua eficácia na localização de contrabando contribui significativamente para fortalecer a segurança nas fronteiras, sendo uma ferramenta valiosa para as autoridades na prevenção e combate a atividades criminosas. Além disso, a presença canina dissuade potenciais infratores, tornando os cães de faro uma peça fundamental na proteção das fronteiras”.

Em 2022 o IDESF doou outro cão ao BPFron, chamado de “Ollie”, que continua na ativa. O animal é treinado para auxiliar nas fiscalizações e detecções, para atuar na busca de pessoas na mata e fazer a segurança dos policiais militares durante as abordagens.
O BPFron tem o pelotão de cães que mais apreende drogas no Paraná.

Durante a solenidade de abertura da instrução, foram realizados atos simbólicos de carga e descarga, destacando a importância dos cães nas operações do BPFron. A cerimônia também contou com a presença do Juiz Federal de Guaíra (PR), Gustavo Chies Cignachi.

No total, o IDESF já doou 11 cães para órgãos de segurança, dentre eles, BPFron, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Leia mais:

Cães farejadores dinamizam o patrulhamento do Batalhão de Polícia de Fronteira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome