Foz receberá evento sobre segurança, desenvolvimento de fronteiras e migrações

1
2254

Evento é aberto ao público e será realizado no dia 8 de novembro no Auditório da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR)

As inscrições para o “X Seminário Fronteiras do Brasil – Segurança e desenvolvimento nas fronteiras” e para o “IV Simpósio de Defesa nacional, fronteiras e migrações”, são gratuitas e podem ser realizadas no site do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF): www.idesf.org.br
Ambos eventos acontecerão no dia 8 de novembro, das 8h às 18h, no Auditório da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Os participantes receberão certificado. A programação, bem como os palestrantes confirmados, estão disponíveis no site do IDESF.
A palestra magna será sobre “Cooperação interagências” e será proferida pelo Vice-reitor internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da King’s College London, Vinícius Mariano de Carvalho. As mesas de debates terão os seguintes temas: “Atuação das forças de segurança nas fronteiras – integração interagências”, “Segurança integrada e cooperação internacional” e “Migrações internacionais para o Brasil e desafios no acolhimento”. Dentre os nomes confirmados para o evento, estão do Prof. Dr. Eric Gustavo Cardin (Unioeste), Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões (ECEME), Prof. Dr. Tomaz Espósito Neto (UFGD), Prof. Dr. Tassio Franchi (ECEME), Rivaldo Venâncio (Superintendente Regional PF/PR), Marco Berzoini Smith (Delegado de Polícia Federal/Chefe da Delegacia Regional de Polícia Federal em Foz do Iguaçu), Fabrício Colombo (Diretor da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal – UniPRF), Hipólito José Arruda Caplan (Delegado Adjunto da Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu), José Alberto Freitas Iegas (Corregedor regional da Polícia Federal no Paraná), Nilto Mendes (Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais na CropLife Brasil), André Luciano Bittencourt Barbosa (Coronel do Exército Brasileiro), José Benoni Valente Carneiro (Capitão de Mar e Guerra RM1 da Marinha do Brasil) e João Vianey Xavier Filho (Delegado de Polícia Federal).
O público será composto por autoridades civis, pesquisadores, acadêmicos, professores, servidores públicos das áreas de segurança e defesa do Brasil, Paraguai e Argentina, especialistas da área de fronteira dos três países e sociedade civil.
Os evento são organizados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), com apoio da CAPES, Cátedra Jean Monet, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Roraima e Ministério da Defesa.
Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, comenta que um dos principais objetivos do evento é reunir diferentes perfis de pesquisadores e profissionais relacionados a questões pertinentes às fronteiras para promover debates, aproximações e avanços nestas regiões tão prósperas e que têm ganhado cada vez mais relevância no cenário nacional e internacional. “Para nós é simbólico realizar o evento em Foz do Iguaçu, maior cidade de fronteira do Brasil, no ano em que o IDESF completa 10 anos, e reunir pessoas dispostas a compartilhar as suas experiências em prol do desenvolvimento das fronteiras”.

Programação preliminar

8h30 – 9h: Mesa de Abertura

10 anos do IDESF
4o Simpósio de Defesa Nacional
Seminário Fronteiras do Brasil – Segurança e desenvolvimento nas fronteiras

  • Diana Araujo Pereira (Reitora da Universidade Federal da Integração Latino-americana)
  • Rivaldo Venâncio (Superintendente Regional PF PR)
  • Oscar R. Pereira (Vice-ministro de Seguridad interna – Ministério do Interior – Paraguai)
  • Marcos Antonio Farias, Chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional
  • Tassio Franchi (ECEME)
  • Luciano Stremel Barros (IDESF)

9h – 10h: Palestra magna

Tema: Cooperação interagências

Vinícius Mariano de Carvalho (Vice-reitor internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da King’s College London)

10h – 10h20: Intervalo

10h30 – 12h30: Mesa 1 – Atuação das forças de segurança nas fronteiras – integração interagências

Moderadores:

Eloiza Dal Pozzo (Jornalista, Doutora em Desenvolvimento Regional (UNIOESTE) e Pós-doutoranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento (UNILA))

Luciano Stremel Barros (Economista, Presidente do IDESF e Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL))

  • Palestra: Comando Tripartite – Marco Berzoini Smith (Chefe da Delegacia Regional de Foz do Iguaçu e Chefe da representação brasileira no Comando Tripartite)
  • Fabrício Colombo (Diretor da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal – UniPRF)
  • Hipólito José Arruda Caplan (Delegado Adjunto da Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu)
  • Palestra: Histórico das políticas de segurança pública na região de fronteira – José Alberto Freitas Iegas (Corregedor regional da Polícia Federal no Paraná)
  • Palestra: “A Segurança Empresarial e o relacionamento institucional entre a Itaipu Binacional e as forças de segurança de fronteira” – Washington Alves da Rosa (Superintendente de Segurança Empresarial da Itaipu Binacional)

12h30 – 13h30: Almoço

13h30 – 13h40: Apresentação Mestrado UNIVEL/IDESF

Paulo Roberto Pegoraro Junior (Doutor em Direito pela PUC/RS e Professor do Programa de Mestrado em Direito – UNIVEL)

13h40 – 15h10: Mesa 2 – Segurança integrada e cooperação internacional

Moderador: Tássio Franchi (Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UNB) e Professor da ECEME))

  • Palestra: Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e a perspectiva da Política Nacional de Fronteiras (PNF)
    – André Luciano Bittencourt Barbosa (Coronel do Exército Brasileiro)
    – José Benoni Valente Carneiro (Capitão de Mar e Guerra RM1 da Marinha do Brasil)
  • Palestra: “Cooperação internacional: como compartilhar e/ou integrar a inteligência de diferentes países”
    Ricardo Cubas Cesar (Chefe do Núcleo de Cooperação Internacional da Superintendência da Polícia Federal no Paraná)
  • Palestra: Cooperação Fronteiriça via Paradiplomacia (Prof. Dr. Gustavo Vieira – UNILA)

15h10 – 15h30

Palestra: A UNILA e a integração educacional da América Latina 

Diana Araujo Pereira (Reitora da Universidade Federal da Integração Latino-americana)

15h30 – 15h50

Palestra: “Contrabando de agroquímicos no Brasil”

Nilto Mendes (Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais na CropLife Brasil)

16h – 16h20: Intervalo

16h20 – 17h20: Mesa 3: Migrações Internacionais para o Brasil e Desafios no Acolhimento

Moderadora: Carolina Spack Kemmelmeier (Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE)

  • Palestra: Migrantes residentes e acesso a direitos em Foz do Iguaçu/PR
    Prof. Dr. Eric Gustavo Cardin (Unioeste)
  • Palestra: O uso das Forças Armadas no Acolhimento de Imigrantes no Brasil
    Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões (ECEME)

17h20 – 17h40: Palestra: “Mercado ilegal de cigarros no Brasil: impactos na economia, sociedade e segurança pública”

André Faissal (Head de Planejamento Estratégico na British American Tobacco)

1 COMENTÁRIO

  1. Um evento muito pertinente e atual coordenado pelo IDESF, uma excelente oportunidade de discutirmos a criação de uma base permanente de cooperação interagências na área da tríplice fronteira, a chave para o sucesso no combate ao crime organizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome