Fórum trinacional debate a prevenção à violência nas fronteiras

0
1668

Foi realizado, nos dias 16 e 17 de março, o “III Fórum Trinacional sobre Violências – Prevenção”, com participação de especialistas e público do Brasil, Paraguai e Argentina. O debate conjunto sobre as formas de prevenção à violência teve como eixos os temas “Educação, Cultura e Esporte”, “Saúde”, “Justiça e Segurança”, “Trabalho”, “Direitos Humanos” e “Meio Ambiente”, quando palestrantes convidados apresentaram projetos, programas de ações e/ou intervenções realizadas em que puderam ser observados avanços na prevenção à violência. 

A palestra de abertura do evento foi de Leandro Piquet, Professor do Instituto de Relações Internacionais e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP). O Professor fez uma contextualização sobre a segurança dimensional e abordou dois pontos de análise: a expansão dos mercados ilícitos e as formas como as organizações criminosas dominam esse mercado.

O moderador da palestra foi Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), que realizou debates sobre a violência especialmente nas regiões de fronteira.

O evento é realizado entre os 3 países para que as ações e intervenções de prevenção das violências possam ser construídas de maneira articulada entre as diversas áreas por meio das universidades e demais organizações da sociedade. Além das palestras e mesas de debates, também houve o lançamento do livro “Violências na atualidade: olhares e perspectivas”. 

A organização do Fórum é do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, mantido pela Itaipu Binacional, e tem apoio da Itaipu Binacional, do IDESF, da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Ministérios de Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina.

O Presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, e o Professor da USP, Leandro Piquet, realizaram os debates que abriram o evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome