Conheça os novos profissionais Especialistas em gestão, estratégia, planejamento e fronteiras

0
1498

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e a ESIC – Business & Marketing School Internacional – Brasil, promoveram a diplomação de 19 alunos dos cursos de Pós-graduação lato sensu Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento; Gestão, estratégia e planejamento em fronteiras e também do XI CEPE (Curso de Estudos de Política e Estratégia).
Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, comentou “A trilha de conhecimentos percorrida nestes cursos traz todos os aspectos do desenvolvimento econômico e social das regiões de fronteira, como educação, saúde, emprego, renda e segurança pública em turmas compostas por atores que atuam em diferentes segmentos da sociedade”. Além disso, Barros também destacou as visitas técnicas realizadas e os contatos promovidos entre os alunos. “Uma vez aluno do IDESF/ADESG/ESIC, ele sempre poderá participar de viagens técnicas nacionais e internacionais para fortalecer as reflexões acerca das áreas de fronteira. A cada turma formada, sabemos que temos mais pessoas para contribuir para com o desenvolvimento dessas regiões”.
Carlos Alberto de Almeida, um dos formandos, é consultor em planejamento estratégico e perito judicial na área de contabilidade e finanças, atua há mais de 30 anos no segmento e comentou sobre a rede de contatos formatada durante o desenvolvimento dos estudos. “O curso é muito bem estruturado, agrega a todo o currículo e promove excelentes debates. Outro destaque é aprender com a troca de experiências e a rede de contatos que fazemos. Uma alegria fazer parte da família adesguiana e ser aluno do IDESF”.

Em seu depoimento, Edson Steinheuser, Gerente da Cooperativa Coopavel na filial de Boa Vista da Aparecida, citou as disciplinas de “Agronegócio como vetor econômico regional: commodities e cooperativismo”, que foi ministrada pelo Pesquisador da Embrapa, Fernando Mendes Lamas e pelo Superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul, Rogério Beretta e também destacou os aprendizados na área de logística e estratégia, com o professor Nicolas Jolivet, que trabalha no Porto de Hamburgo, na Alemanha. “Em algumas formações eu já tinha visto conceitos sobre estratégia. Mas, até então, de toda a formação que já tive, eu nunca tinha me deparado com uma sistematização de como formatar uma estratégia e isso me abriu um campo de visão muito grande. Agora tenho condições de esmiuçar melhor todas as atividades, independente do tamanho da filial que estou. Consegui fazer uma gestão melhor com a equipe e mitigar problemas. Além disso, eu estava habituado a fazer uma análise SWOT simples e, na disciplina, o professor nos mostrou como criar uma matriz de planejamento estratégico, o que foi muito interessante. Tive um aproveitamento excelente para as minhas atividades do dia a dia”.

A diplomação aconteceu no auditório do 15° Batalhão de Logística do Exército, em Cascavel (PR). O Delegado da ADESG Regional de Foz do Iguaçu, Jaime Luiz Remor, falou sobre mais uma formação realizada em conjunto com o IDESF. “Para nós da Adesg, a parceria com o IDESF tem sido fundamental. O Instituto nos dá suporte para os cursos, viabilizando o ensino e fornecendo a estrutura de apoio. É justamente esta parceria que tem permitido que no oeste do Paraná os cursos da Adesg sejam ainda mais atrativos e com um nível diferenciado na formação dos adesguianos”.

Os formandos atuam em diferentes segmentos, públicos e privados, como cooperativas, Ministério Público do Paraná, Exército Brasileiro, Receita Federal do Brasil (por meio de convênio com o Sindireceita) e também empresários e profissionais liberais.

A formanda Elisa Lazzaretti Dal Pai é médica veterinária e também atua no segmento de cooperativas. Em seu trabalho de conclusão de curso, abordou o tema “Consumo consciente de água em abatedouro de aves”.
“A pós graduação de gestão em ciência política, estratégia e planejamento foi enriquecedora na minha vida! Me tornei uma profissional mais comprometida com as questões sociais e ambientais da empresa onde trabalho. Sou muito grata à ADESG, ao IDESF e ESIC por ter proporcionado tamanho conhecimento pessoal e profissional”.

Conheça os profissionais diplomados

André Luiz Querino Coelho
Carlos Alberto de Almeida
Carlos Eduardo dos Santos
Clayton Manoel Pascoal
Daiane Bottega Bandini
Douglas Owada
Edson Stenheuser
Elisa Lazzaretti Dal Pai
Euclides Jaco Benke
Fábio dos Santos Correa da Luz
Fabio Lemos Teixeira
Francine Marques de Oliveira
Gutemberg Batista de Souza
João Luis Felipe Andrioli de Castello Branco
Katia Andrea Libardi Miotta
Lee Sheng Huang
Maykon Rafael Gomes
Rubens Claudino dos Santos Filho
Tiago Alves Cardoso

Produção científica
No mês de agosto, os alunos formandos da turma de Pós-Graduação “Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento”, apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os temas abordam indagações e soluções relacionadas aos temas de estratégia e planejamento em diferentes segmentos de atuação. Os trabalhos tiveram orientação do Professor Nilson Rosa de Faria e os artigos finais vão compor um livro.

Acesse o link para ter acesso aos resumos dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos.
https://www.idesf.org.br/2021/08/26/veja-a-producao-cientifica-da-ultima-turma-da-pos-em-gestao-em-ciencia-politica-estrategia-e-planejamento/

Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF: “Uma vez aluno do IDESF/ADESG/ESIC, ele sempre poderá participar de viagens técnicas nacionais e internacionais para fortalecer as reflexões acerca das áreas de fronteira”
O Delegado da ADESG Regional de Foz do Iguaçu, Jaime Luiz Remor, destacou a parceria com o IDESF.
Alexandre Weiler, Diretor Acadêmico da ESIC, parabeniza os formandos.

Simone Lúcia Lorens, Representante Adjunta da ADESG, comenta em vídeo sobre a diplomação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome