Pesquisadores lançam livro sobre as relações internacionais contemporâneas da fronteira Brasil, Paraguai e Argentina

0
1403

Será lançado no dia 8 de julho, às 19h, via transmissão no Youtube da Editora Alameda, o livro “Além dos limites: a tríplice fronteira nas relações internacionais contemporâneas”. O livro foi organizado pelos pesquisadores Isabelle Christine Somma de Castro e Micael Alvino da Silva e faz uma abordagem sobre os principais debates e questões que envolvem a Tríplice Fronteira a partir de um olhar interdisciplinar. Segundo Micael, pesquisador e professor da UNILA, no campo das relações internacionais há um certo apego à problemática do terrorismo. “Me espantou um pouco quando fui pra área de relações internacionais que ao estudar a tríplice fronteira, os debates quase que acontecem somente em torno deste tema ou então sobre criminalidade. Além de promovermos uma abordagem mais transversal no livro, esta preocupação em apresentar uma visão mais ampla também foi o que inspirou o título do livro”.
A obra reúne artigos de pesquisadores de 5 universidades do Brasil, Argentina e Estados Unidos. Em entrevista, Isabelle comentou quais são os debates trazidos no livro. “Os primeiros capítulos discutem a Tríplice Fronteira conceitualmente do ponto de vista da geografia e como a região tem sido abordada nos estudos acadêmicos. Outro envolve a complicada história compartilhada entre Paraguai e Brasil e como influiu nas questões que envolvem Itaipu. Outros dois falam de políticas públicas que foram implementadas e que se colocam necessárias para a fronteira. Outros dois discutem a questão do terrorismo, um do ponto de vista conjuntural e outro da perspectiva de como os últimos governos brasileiros trataram essa temática”.
Ainda segundo os autores, a obra é bastante representativa em relação ao trabalho realizado pelo grupo de pesquisas da fronteira nos últimos 5 anos. “Começamos com o grupo de pesquisa em 2016 e tínhamos como meta estudar a tríplice fronteira, nos incomodava esse conjunto de informações deturpadas a respeito da região”, destacou Micael. Isabelle completou que o livro é resultado do investimento público feito nas pesquisas sobre a fronteira, uma das mais complexas em termos de formação e dinâmicas do Brasil e de toda a América Latina. “A publicação do livro não teria sido possível se não contasse com investimento do Programa Institucional de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Unila. Houve ainda recursos para pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)”.

Capítulos do livro
1. Fronteiras e relações internacionais: território, segurança e comércio
Heloísa Marques Gimenez e Marcelino Teixeira Lisboa
2. Entre antropólogos e internacionalistas: as perspectivas acadêmicas pós-11 de setembro
Micael Alvino da Silva
3. Itaipú Binacional y la hidropolítica en el contexto transfronterizo
Christine Folch
4. Agenda política internacional e vinculação ao terrorismo no pós-Guerra Fria
Mamadou Alpha Diallo
5. Contestando a Guerra ao Terror: as respostas brasileiras às suspeitas de terrorismo
Isabelle Christine Somma de Castro
6. A política brasileira de defesa e segurança para as fronteiras
Camilo Carneiro Pereira
7. Nueva perspectiva de política pública fronteriza: el comité de integración Foz-Puerto Iguazú
Ana María Chiani

Sobre os organizadores

Micael Alvino da Silva é Professor de História das Relações Internacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira (CNPq). Possui experiência de pesquisa com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da UNILA, com estágios de pesquisa no National Archives (Washington, Estados Unidos), no Arquivo Histórico do Itamaraty (Rio de Janeiro) e no Arquivo Público do Paraná (Curitiba). Pesquisa os seguintes temas: História das Relações Internacionais Americanas (1933-1954) e História da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai).

Isabelle Christine Somma de Castro é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (Nupri-USP) e do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (GTF/Unila). Concluiu pós-doutoramento no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e no Arnold A. Saltzman Institute of War and Peace Studies, Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. É doutora em História Social (USP), com estágio doutoral na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e mestre pelo programa de Língua, Literatura e Cultura Árabe do Departamento de Letras Orientais (USP).

Ficha técnica
Livro: Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas Relações Internacionais contemporâneas
Organizadores: Micael Alvino da Silva e Isabelle Christine Somma de Castro
Edição: Alameda
Número de páginas: 246
O livro pode ser adquirido na Livraria Kunda, em Foz do Iguaçu, ou então pelo site da Editora. https://www.alamedaeditorial.com.br/historia/alem-dos-limites-organizado-por-micael-alvino-da-silva-e-isabelle-christine-somma-de-castro

Informações sobre o lançamento: dia 08/07/2021, às 19h, no canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/AlamedaCasaEditorial

O livro pode ser adquirido na Livraria Kunda, em Foz do Iguaçu, ou então pelo site da Editora Alameda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome