Comissão do MJ visita entidades ligadas à migração e ao combate ao tráfico de pessoas

0
2288

Uma comissão formada por representantes do Ministério da Justiça está em Foz do Iguaçu visitando instituições ligadas ao atendimento aos migrantes e ao combate ao tráfico de pessoas. Liderada pela Diretora do Departamento de Migrações (DEMIG), delegada da Polícia Federal Lígia Lucindo, a equipe do MJ conheceu nesta terça-feira (08) o trabalho realizado pela Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CTETP/Foz) e pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Formada por instituições públicas e privadas, a Câmara Técnica desenvolve ações educativas e preventivas, em especial para o público jovem e feminino, principal vítima do crime. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o tráfico de pessoas – no qual estão inseridas as explorações para fins sexuais e de trabalho – é a terceira modalidade criminosa em movimentação de recursos ao redor do Planeta, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas. Estima-se que movimente aproximadamente US$ 40 mil anuais.

A comissão conheceu o trabalho realizado pela Câmara em ações como intervenções urbanas em pontos específicos e na Ponte Internacional da Amizade, onde são realizadas atividades de orientação, panfletagem e vistoria de documentos das crianças na travessia entre o Brasil e o Paraguai. “Em períodos comuns, o trânsito de pedestres entre os dois países é de cerda de 20 mil pessoas diariamente, sem barreira alfandegária. É uma condição favorecedora para a exploração dos traficantes”, destacou a coordenadora da CTETP, Rosane Amadori.

O presidente do IDESF, Luciano Barros, apresentou os estudos realizados pelo Instituto mapeando as cidades gêmeas do Brasil, com ênfase para as questões sociais e econômicas, as quais estão na base dos movimentos migratórios. Barros também falou da pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, curso com objetivo de formar pessoas comprometidas com o desenvolvimento dessas regiões.

A equipe do MJ que visita a tríplice fronteira também é composta pelo Diretor do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, Luiz Alberto Matos dos Santos, pelos titulares da Coordenação Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (CGETP), Renata Braz; Coordenação Geral de Política Migratória (CGPMIG), Alcebíades Jr. e da Coordenação Geral de Imigração Laboral (CGIL), Ana Paula Santos e Silvia Tavares.

A agenda da comissão do Ministério em Foz do Iguaçu também inclui agendas na Casa do Migrante e Casa de passagem de Foz do Iguaçu, instituições de atendimento aos migrantes e refugiados, e a instituições de segurança da tríplice fronteira.

Fotos: Frank Cedeño

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome