Lojas francas e vitivinicultura são temas em destaque no VII Seminário Fronteiras do Brasil

0
2582

Realizado anteriormente sempre de modo presencial, evento atrai centenas de pessoas em torno de temas de desenvolvimento das fronteiras brasileiras

Foz do Iguaçu teve o funcionamento da terceira loja franca anunciado oficialmente essa semana. A Liberty Dutty Free Lojas Franca Ltda é a 18ª free shop liberada pela Receita Federal para abrir as portas nas fronteiras brasileiras, sendo que as outras 15 unidades ficam no Rio Grande do Sul. A previsão extra oficial é que Foz tenha outras quatro duty frees em funcionamento em breve, entre elas a Cellshop, uma das maiores importadoras de Ciudad del Este (PY).

A evolução das lojas francas é um dos temas de destaque no VII Seminário Fronteiras do Brasil, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) nesta quarta, quinta e sexta-feira (18 a 20.11). Com tema geral “Inteligência, integração e oportunidades de desenvolvimento”, o evento será transmitido gratuitamente, via Youtube, a partir das 18h30. Para falar sobre as free shops, o palestrante convidado é consultor em importação, exportação, regimes aduaneiros especiais e lojas francas, Oscar Bentacourt.

Público presente nas edições anteriores, formado em grande parte por lideranças, pesquisadores e estudiosos do tema ‘fronteiras’, consagrou o evento como um dos mais importantes na área, no Brasil

O papel da vitivinicultura no crescimento econômico e social das regiões de fronteiras do Rio Grande do Sul será outro tema de desenvolvimento fronteiriço abordado. “Muitos investimentos foram realizados na implantação de vinhedos e vinícolas, transformadoras da uva em vinho. Atualmente, mais de duas dezenas delas iniciaram atividade na região”, destaca o diretor executivo da Miolo Wine Group, Danilo Cavagni.

O executivo fará a palestra ‘O vinho integra fronteiras’, no terceiro dia do evento. O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, também fará palestra com abordagem sobre o desenvolvimento fronteiriço. O seminário terá ainda participação do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional/GSI, da Presidência da República, Brigadeiro do Ar, Ary Soares Mesquita.

O primeiro dos três painéis realizados ao longo do evento trata dos “Mercados ilegais – análise de vulnerabilidades nos diferentes modais” e terá participação de representantes do Brasil, Argentina e Paraguai. O evento terá ainda painel sobre a “Segurança integrada de fronteiras”. A participação é gratuita e as inscrições, bem como a programação completa, pode ser acessada no site www.idesf.org.br.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios destas regiões.

Serviço:

  • VII Seminário Fronteiras do Brasil
  • Data e horário: 18 a 20.11, das 18h30 às 22h
  • Transmissão: Youtube do IDESF, com acesso gratuito
  • Inscrições: www.idesf.org.br

 

Rosane Amadori/Assessoria de Comunicação IDESF/(45) 99101-1045

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome