Lançamento: livro conta histórias de um pesquisador sobre os cárceres brasileiros

0
2863

São histórias reais, que mostram a diversidade de sentimentos experimentada com seres humanos, que se mostram em suas diversas facetas nos ambientes carcerários. A definição é do professor Pery Francisco Assis Shikida, autor do livro “Memórias de um pesquisador no cárcere”, lançado na noite desta segunda-feira (19), pela Editora IDESF – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras.

O lançamento aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Toledo, onde o graduado, mestre, doutor e pós-doutor em Economia é professor. A obra traz situações reais e até lúdicas vivenciadas pelo professor e sua equipe ao longo de 19 anos de pesquisas em instituições carcerárias brasileiras.

Estimulado pela pesquisa de um aluno, há quase duas décadas Shikida percorre penitenciárias Brasil afora para conversar com seus ocupantes sobre os motivos que os levaram a cometer crimes de natureza econômica e quais as circunstâncias que os fizeram entrar para a ilegalidade. A pesquisa também faz a pergunta de praxe: o crime econômico compensa?

Durante a apresentação de lançamento, Pery, como é conhecido, contou algumas das experiências relatadas no livro. “Quando se faz pesquisa com dados primários, em determinados casos podem ocorrer situações que não serão jamais retratadas em um artigo, monografia, dissertação e/ou tese. Este livro, de certa forma, cumpre esta lacuna, permitindo relatar histórias vivas de pessoas reais. É realmente fantástico fazer pesquisas quando se ama o que se faz!”, disse o autor.

A obra também será lançada no Ministério Público do Rio Grande do Sul, no dia 23 de novembro, durante o seminário “Aplicação da pena: o papel do Ministério Público”. O livro pode ser adquirido no site WWW.idesf.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome