EVENTO: Mesa redonda internacional

0
2883

No dia 23 de janeiro, o presidente do IDESF, Luciano Barros, estará participando da mesa redonda internacional na Universidade de Coimbra/Portugal. Esta conferência internacional em formato mesa redonda subordinada ao tema ‘(Re)definições das Fronteiras: visões interdisciplinares’, vai juntar investigadores portugueses e brasileiros que trabalharam num projeto de livro, tendo por objetivo partilhar conhecimento numa área de grande debate atual, permitindo assim discussão de ideias sobre a temática da fronteira e os desafios e possibilidade que esta oferece, bem como fazer também a apresentação do livro no seu formato final com o mesmo título.

SINOPSE

O livro (Re)Definições das Fronteiras – Visões Interdis­ciplinares (clique aqui para comprar) é resultado das atividades realizadas pelo Insti­tuto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), sediado em Foz do Iguaçu/PR, no seu compromisso de promover a criação de mecanismos que fomentem a igualdade à integração das regiões de fronteiras, atuando em parcerias (públicas e privadas).

Toda e qualquer incursão acerca da temática fronteiras neces­sariamente passa por um emaranhado de concepções e con­ceitos que extrapolam o senso comum. É neste sentido que a presente obra aborda temas como segurança, defesa, con­trabando, violência, globalização, integração regional, direito internacional, realidades sociais, políticas e econômicas das regiões fronteiriças, entre outros.

A fronteira, portanto, vai muito mais além da definição tradi­cional, ou seja, enquanto região limítrofe do Estado e está sujei­ta a interpretações distintas do restante do território nacional. Sendo assim, buscou-se que esta (re)definição do conceito de fronteiras fosse concebida através da interdisciplinaridade, da busca pelo entendimento singular e particular inerente a estas regiões.

O livro conta com a participação conjunta de pesquisadores nacionais (Universidade Federal do Tocantins – UFT) e inter­nacionais (Universidade de Coimbra/Portugal), bem como com a visão de entes públicos brasileiros que atuam direta ou indiretamente com questões relacionadas às fronteiras.

AUTORES

ORGANIZADORES
FERNANDO JOSÉ LUDWIG

Professor Adjunto no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Doutor em Relações Internacionais – Política Internacional e Reso­lução de Conflitos, pela Uni­versidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais – CES, Por­tugal. Mestre em Relações Internacionais pela University of Kent, Reino Unido. Graduou-se em Relações Internacio­nais pela Universidade de Coimbra, Portugal. Colabora com instituições nacionais e internacionais enquanto pes­quisador e professor convi­dado, tais como, Universidade de San Diego (EUA) e Centro de Estudos Sociais – CES (Por­tugal). Contribui frequente­mente com diversos jornais e revistas científicas. Suas pesquisas e publicações rela­cionam-se essencialmente com Teorias das Relações Internacionais, Integração Regional, Fronteiras, América do Sul, Hegemonia e Contra-Hegemonia, Antônio Gram­sci, Organizações Internacio­nais, União Europeia, Política Externa Brasileira, Direito Internacional Público, Reso­lução de Conflitos, Política Internacional, Nações Unidas (ONU), Segurança Internacional e Construções Teóricas da Paz.

LUCIANO STREMEL BARROS

Especialista em Marketing pela Universidade Positivo. Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Professor da Escola Superior de Polícia do Estado do Paraná. Presidente do Instituto de Desenvolvi­mento Econômico e Social de Fronteiras – IDESF, onde coordena diversos estudos e pesquisas sobre as áreas de fronteiras brasileiras. Pos­sui diversos artigos e publi­cações sobre a temática dos impactos do contrabando e dos mercados ilícitos para a economia brasileira. Participa de palestras e seminários no Brasil e exterior como conferencista sobre a temática “Fronteiras Brasileiras”.

COLABORADORES

Alessandro Maciel Lopes

Antônio Cesar Bochenek

Fabiano Bordignon

Fernando José Ludwig

Gildeto Stel Meira

José Rita Martins Lara

Licínia Simão

Maria Raquel Freire

 

Veja mais sobre o livro aqui: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=25380

Mesa Redonda internacional: http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=15068&id_lingua=1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome