A Polícia Federal realizou o “I Encontro Nacional de Proteção à Pessoa”, com o objetivo de aprimorar técnicas e alinhar procedimentos na área de segurança de autoridades. O evento foi promovido pela Diretoria de Proteção à Pessoa da Polícia Federal e reuniu servidores lotados em todas as unidades federativas com atuação direta na proteção de autoridades nacionais e estrangeiras.
A abertura do Encontro contou com a presença do Diretor de Proteção à Pessoa, Alexsander Castro de Oliveira; do Diretor da Amazônia e Meio Ambiente, Humberto Freire de Barros; do Superintendente Regional no Paraná, Rivaldo Venâncio; e do Chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, Marcos Antonio Farias, além de outras autoridades.
O evento buscou nivelar diretrizes, promover debates e incentivar o aperfeiçoamento contínuo, por meio de capacitações, treinamentos e atualização profissional. Com isso, a programação contemplou a prospecção de tecnologias de comunicação, ferramentas e equipamentos modernos utilizados por forças de segurança nacionais e internacionais.
Outro tema importante que foi abordado no evento foi a padronização e fortalecimento da capacidade operativa das equipes, o que assegura a integridade das autoridades protegidas pela instituição.
O evento contou com o patrocínio da Itaipu Binacional e o apoio do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Com informações da Polícia Federal