Cães de detecção: a função do faro de cigarros na região de fronteira do Paraná
Autores:
Daiani Neunfeld Kiessler (Policial militar, licenciada em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE).
Douglas Lopes Caldeira da Silva (Policial militar, graduando em Educação Física pela UniFatecia Centro Universitário – Paranavaí).
Resumo
Este trabalho apresenta um dos grandes problemas da segurança pública da área de fronteira região oeste do Paraná, o contrabando de cigarros paraguaios e a busca de soluções das forças de segurança para conseguir combater esse ilícito que ainda é visto pela parte da população dessa região como um ilícito sem grandes consequências, porém que trazem consigo vários crimes correlacionados que geram milhões de prejuízos e acarretam estragos muitos maiores que os financeiros para a região. Nesse contexto, uma ferramenta que já vem auxiliando as forças de segurança há muito tempo entra nesse combate e vem ainda de forma tímida tomando espaço no trabalho policial: o faro de grandes cargas de cigarros contrabandeados pelos cães policiais. Desenvolvido e aperfeiçoado por policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira, o faro de cigarros pelo cães vem ganhando espaço e auxiliando em apreensões.
Palavras-chave: detecção; cães policiais; faro de cigarros; fronteira.
Link para download do artigo: Cães de detecção: a função do faro de cigarros na região de fronteira do Paraná
Fotos e vídeos: