IDESF e ABA promovem treinamento sobre uso de fontes abertas em investigações

0
33

Dividido em dois momentos, um virtual e outro presencial, o treinamento “Uso de fontes abertas (OSINT) em investigações de casos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo” foi organizado por meio da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), em conjunto com a American Bar Association (ABA), com apoio do Tribunal de Justiça do Paraná e do Ministério Público do Mato Grosso do Sul.
A primeira parte da capacitação, realizada em formato virtual, teve como temas “Análise jurídica da investigação em fontes abertas e plataformas digitais” e “Investigação patrimonial em ambientes virtuais”, ministrados pelos instrutores Alberto Varona Jiménez e Joaquín Delgado Martín, magistrados que atuam na Espanha.
Em outro momento, o mesmo tema foi abordado em um encontro presencial, em Foz do Iguaçu, restrito a membros do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Procuradorias de Foz do Iguaçu e de cidades da faixa de fronteira, como São Miguel do Iguaçu e Medianeira, além de representantes da Receita Federal, da Itaipu Binacional, OAB, promotores e investigadores, quando foram aprofundados os conhecimentos sobre os instrumentos operacionais para investigação em fontes abertas, ministrado pela instrutora Virginia García Manrique, que atua, desde 2014, como Chefe de grupo no Grupo II de Redes Sociais da Unidade Central de Cibercriminalidade da Polícia Nacional da Espanha.
Luciano Stremel Barros, presidente do IDESF, agradeceu a presença dos participantes e destacou a necessidade das capacitações constantes, visto os problemas de lavagem de dinheiro e financiamento de organizações criminosas que todos os países enfrentam, especialmente relacionados aos crimes virtuais. Juan Guillermo Cassanello, oficial de Programas da ABA, também agradeceu aos presentes pela oportunidade em aprofundar os conteúdos relacionados à temática do evento, destacando a iniciativa do Programa de Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Crime Organizado Transnacional desenvolvido pela ABA no Brasil.
Na abertura do treinamento virtual, marcaram presença o Juiz de Direito do fórum da comarca de Foz do Iguaçu, que representou a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Paraná, Wendel Fernando Brunieri, e o Promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul e Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Ishikawa.
Os treinamentos foram viabilizados por meio do Programa de Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Crime Organizado Transnacional, que a ABA implementa no Brasil, com financiamento do Escritório de Contraterrorismo do Departamento de Estado dos EUA.
Outros treinamentos em parceria com a ABA estão previstos para acontecer nos meses de agosto e setembro, com temáticas relacionadas à análise e investigação de casos de contraterrorismo e lavagem de dinheiro e financiamento de organizações criminosas.

Treinamentos já realizados

A parceria entre a ABA e o IDESF acontece desde 2023. Outras capacitações já realizadas foram “Criptoativos para lavagem de dinheiro e financiamento de organizações criminosas”, realizada em conjunto com o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), “Seminário para organizações da sociedade civil: prevenção de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e tráfico de pessoas”, em que participaram representantes da Itaipu, Casa do Migrante, Cáritas, Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CTETP), Mitra Diocesana, Projeto “Um chute para o futuro”, Projeto Coração, Associação Mãos para Servir, Guarda Mirim, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Unioeste, OAB/Foz do Iguaçu, ACARVI/Projeto Amigos, Jovens com Uma Missão (Jocum Foz), e Secretaria dos Direitos Humanos. Além destes, foi realizado o painel “Lavagem de dinheiro, criptomoedas e financiamento de organizações criminosas e terroristas”, no Rio Grande do Sul, e “Cibersegurança, crimes cibernéticos e criptoativos: tecnologia e segurança digital no setor público: Implicações no crime organizado transnacional e no terrorismo internacional”, também em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná e o Ministério Público do Mato Grosso do Sul.

O Juiz de Direito do fórum da comarca de Foz do Iguaçu, que representou a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Paraná, Wendel Fernando Brunieri, participou da abertura do treinamento virtual.
O Promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul e Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Ishikawa, participou da abertura do treinamento virtual.
Luciano Stremel Barros, presidente do IDESF, agradeceu a presença dos participantes e destacou a necessidade das capacitações constantes, visto os problemas de lavagem de dinheiro e financiamento de organizações criminosas que todos os países enfrentam, especialmente relacionados aos crimes virtuais.
Juan Guillermo Cassanello, oficial de Programas da ABA, também agradeceu aos presentes pela oportunidade em aprofundar os conteúdos relacionados à temática do evento, destacando a iniciativa do Programa de Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Crime Organizado Transnacional desenvolvido pela ABA no Brasil.
Joaquín Delgado Martín, um dos instrutores, é magistrado e atua na Espanha.
Alberto Varona Jiménez é magistrado e atua na Espanha.
Membros do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Procuradorias de Foz do Iguaçu e de cidades da faixa de fronteira, como São Miguel do Iguaçu e Medianeira, além de representantes da Receita Federal, da Itaipu Binacional, OAB, promotores e investigadores, quando foram aprofundados os conhecimentos sobre os instrumentos operacionais para investigação em fontes abertas.
No treinamento presencial foram aprofundados os conhecimentos sobre os instrumentos operacionais para investigação em fontes abertas, ministrado pela instrutora Virginia García Manrique.
O treinamento presencial contemplou aulas práticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome