Tema: “Agricultura, sustentabilidade e segurança alimentar: desafios para o Brasil”

0
1226

A frase de que o Brasil é o “celeiro do mundo” é famosa. Mas, há muitos temas em debate que circundam essa frase. No quarto episódio da série “Debates para o Brasil do futuro”, conversamos com Fernando Mendes Lamas, Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, no Mato Grosso do Sul, sobre “Agricultura, sustentabilidade e segurança alimentar: cenários e desafios para o Brasil”.  A seguir, destacamos alguns trechos da entrevista:

Fernando destacou a ciência, a tecnologia e a capacidade empreendedora dos produtores na produção agrícola sustentável. “É perfeitamente possível com as tecnologias que dispomos, produzir alimentos, fibras e energia através da agricultura e de uma forma sustentável. A sustentabilidade vista sob 3 pilares: ambiental, econômico e social. A atividade só é efetivamente sustentável se esses 3 pilares estiverem juntos”.

Sobre produtividade: “Se considerarmos os últimos 40 anos, tivemos ganhos espetaculares de produtividade, que nos permitem produzir uma grande quantidade de alimentos numa área bem menor. Se tivéssemos, em 2022, a mesma produtividade de 1980, nós estaríamos ocupando uma área 3 a 4 vezes maior do que a utilizada hoje”.

Desafios: “O desafio que nós temos é que muitas vezes a tecnologia é excludente. Estamos vivendo uma era onde a agricultura digital vem ocupando um espaço significativo em todas as regiões brasileiras. Os processos digitalizados são extremamente interessantes quando pensamos em reduzir os custos de produção e aumentar a eficiência. Mas, isso pode ser excludente até por não termos pessoas com o conjunto de habilidades necessárias para trabalhar nessa nova agricultura. Independente do tamanho do produtor rural, a agricultura digital é algo que veio para ficar”.

A entrevista está disponível no canal do Youtube e no Spotify do IDESF. Para assistir, é só clicar na imagem abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome